A Arte Mudejár – extensão em
História
História dos árabes de 400 a 800
São Paulo – Santa Cecília 25/07/2013
Arte mudéjar[1] é o fruto do trabalho e
talento artístico dos artesãos muçulmanos que continuaram a viver nas vilas e
cidades no centro e no nordeste da Espanha, onde praticavam seus trabalhos
artísticos, mesmo após a Reconquista efetuada pelo hispanos de Castela e
Aragão. Durante os séculos XVI e XVII, muitos desses artesãos foram contratados
e migraram para as colônias espanholas nas Américas, como o México, Peru
Superior (hoje Bolívia) [2], Nova Granada (atual Colômbia), Guatemala e Cuba.
Nestes países, os edifícios públicos têm indicações claras da arte moura em
suas arquiteturas, azulejos, e portões de ferro forjado ou na arte da
carpintaria [3]. Esta influência continua até hoje no trabalho de seus
descendentes, artesãos contemporâneos, cujo talento se manifesta nas ruas,
mercados e prédios públicos da América Latina. Nos Estados Unidos, vemos
nitidamente essa arte nas "missões" da Califórnia e do Novo México,
nos hotéis turísticos construídos ao longo das ferrovias na Flórida, no início
do século XX, e em grande parte dos revestimentos no interior dos primeiros
cinemas.
Durante a glória árabe, a Península
Ibérica era parte de um mundo mais amplo que se estendia desde o Atlântico até
as fronteiras da China, através da Ásia. A língua árabe representava um símbolo
vivo da unidade árabe e pan-islâmico, que ligava o mundo intelectual da época.
Nestes séculos, a cultura hispânica sofre muita influencia árabe, resultando
que Córdoba, capital andaluza durante três séculos (756-1030), foi a cidade
mais brilhante na Europa produzindo inúmeros escritores, artistas, estadistas e
cientistas famosos.
O
resultado final deste movimento cultural nas artes e arquitetura foi o
florescimento de uma obra com temas que interpretaram ideais islâmicos.
Misturando os diversos estilos do mundo islâmico: na Pérsia, onde a arquitetura
tinha desfrutado de uma longa tradição , no coração da Arábia, no Egito, na
Síria e no Iraque, nos países da Ásia Central, na Índia e na Turquia aonde o
Islã converteu a população, e também no norte da África e Espanha.
O
estilo andaluz, que se inspirou nessas influências, acabou por se tornar popular
porque incorporou vários estilos de
diferentes nacionalidades, baseada na cultura islâmica, o que resultaria em uma
fusão entre o Oriente Médio e o mundo mediterrâneo. Como exemplo da arte
oriental, tem a arquitetura iemenita, cujos desenhos geométricos delicado nas fachadas
de seus edifícios e seus azulejos fantásticos influenciaram profundamente a
arte espanhola. No entanto, a arte hispânica desenvolveu a sua própria
personalidade. Quando as terras sob o controle dos muçulmanos na Espanha foram reduzidas
ao pequeno reino de Granada, no sul da península, foi cada vez mais utilizado o
gesso para decorar os edifícios. O gesso exige grande habilidade para conhecer
a sua qualidade fibrosa ou têxtil e utiliza-la antes que endureça.
No mundo mediterrâneo, também podemos
encontrar claras influências árabes. Por exemplo, o espaço central das casas e
edifícios públicos, que nos edifícios romanos se denominava átrio, um lugar que
se tornou padrão na região do Mediterrâneo, onde seu uso tornou-se útil para a
vida social durante os verões quentes. Este pátio proporcionou um espaço para
eventos sociais, onde as fontes refrescavam os corredores e interiores dos
quartos. Os arquitetos do Mediterrâneo e do mundo árabe se utilizavam dos movimentos
do ar e da água para manter os ambientes frescos e saudáveis. A água vinha de
colinas distantes, como é feito hoje no Irã, ou como em Granada Nazari . Tudo
isso combinado produz o efeito do resfriamento dos interiores das construções. A
Alhambra, em Granada nos dá um esplêndido exemplo dessa climatização natural
nos séculos anteriores, onde foi utilizada a água e as neblinas que desce da Serra
Nevada, para refrescar seus quintais e moradias. Muitos colégios persas e iraquianos
usaram o mesmo princípio, quando o interior dos quartos é ventilado por uma a
circulação em uma câmara isolada, de modo que o ar possa circular como um chiflón[4]
direcionado para ventilar salas de estudos e recreação. Samarra, ao norte de
Bagdá, às margens do rio Tigre, tem algumas dessas escolas internas que guardam
séculos de vida estudantil.
As treliças favorecem a circulação do ar, da mesma forma, proporcionam a
livre entrada do mesmo e suavizam o brilho solar mediterrâneo ou tropical. Podemos
ver a sua utilização em lugares tão distantes como as varandas de madeira de
Lima, no Peru, ou nos antigos bairros do Cairo (Egipto), Jeddah (Arábia
Saudita) e Basra (Iraque). Sentado dentro das casas, os curiosos e moradores
podem ver com discrição absoluta o movimento nas ruas, demonstrando a importância
dada à privacidade dentro das casas muçulmana. Sendo feito de madeira, tijolo,
azulejo ou metal, a estrutura constitui o espaço privado, mas também permite
introduzir a corrente de ar fresco para as dependências, enquanto dificulta a
entrada de ladrões indesejados ou intrusos. Entre os destaques estão ás
artísticas grades e persianas (celosías) metálicas nas cidades americanas de
clima quente, como Havana (Cuba), New Orleans (EUA) ou Cartagena das Índias
(Colômbia), tudo com base nos princípios da arte mudéjar.
O antigo
tipo de casa latino-americana também utilizou da construção do pátio central, e
tinha também um quintal ou espaço atrás da sala de jantar que separava os empregados
domésticos que trabalhavam na cozinha. A principal entrada do pátio é defendida
contra intrusos por um portal amplo com cobertura (istawân). A decoração destes
edifícios nos chama a atenção; seus pisos e azulejos, mostram seus desenhos
geométricos e florais em todos os lugares. Os tetos em gesso trabalhado todo em
muqarnas [5], ao que parece quase sobrenatural, especialmente quando combinada
com o uso de espelhos, como no Iraque e Iran. Na carpintaria e marcenaria utilizavam
vários tipos de madeira, uma riqueza trazida das florestas caribenha, e cujo
efeito é maior quando os móveis, caixas, armários e roupeiros são incrustados com
marfim, madrepérola e osso. Os tetos das salas nos prédios localizados em
Sierra Madre, nos Andes ou América Central foram construídos por carpinteiros
mouros em madeira, e as abóbadas foram construídas muitas vezes com arabescos.
Este é o caso de muitos edifícios públicos na cidade de Queretaro, no México, e
Tunja, na Colômbia Popayan, Potosi, na Bolívia e no Equador, Quito, tudo o que
pode ser visto com este estilo é arquitetura mourisca.
Após
a queda de Granada, em 1492, pelas mãos de tropas espanholas, a obra dos
artesãos mudéjar foi introduzida em toda a Península, tanto por muçulmanos como
por cristãos. Mais tarde, durante os séculos XVI e XVII, a sua obra foi utilizado
em projetos arquitetônicos das novas colônias nas Américas, onde os artesãos
foram recrutados como trabalhadores. Quem viajava pelo Atlântico, não era permitido
trazer suas esposas ou namoradas, devido a isso acabaram por casarem com mulheres
indígenas e, portanto, seus filhos e descendentes eram mestiços. Na cidade de
Antigua (Guatemala) ainda residem muitos artesãos chamados ladinos, que são
descentes de Mouros. Estes bisnetos mouros são aqueles artesãos mestiços cuja
experiência foi perpetuado nas artes e ofícios, e pela mistura com índios
acabaram fundindo as duas culturas e originando uma arte própria.
[1] Mudéjar é
um termo que deriva da palavra em árabe: مدجّن [mudaǧǧan] que significa "doméstico" ou
"domesticado" e que se utiliza para designar os muçulmanos ibéricos que permaneceram vivendo em território
conquistado pelos cristãos, e sob o seu controlo político, durante o longo
processo da chamada Reconquista, que se desenvolveu ao longo da Idade
Média na península Ibérica.
[2] No porto de Copacabana, na península de mesmo
nome, às margens do Lago Titicaca, a 3.812 metros acima do nível do mar, é o
santuário da igreja da Virgem da Candelária, que é um lugar de peregrinação
para os fiéis . O edifício foi construído entre 1610 e 1620 por artistas
mouros. A visita, por suas formas e cores branca e verde, você pode ter a
sensação de estar em todo o Magrebe Árabe .
[3] Muito dessa arte tem sido documentada
pelo estudioso mexicano Manuel Toussaint, em seu livro A arte árabe na América,
Editorial Porrua, México, 1946.
[4] corrente de vento muito leve, brisa
[5] Muqarnas é um tipo de consolo empregado como um dispositivo
decorativo na tradicional arquitetura islâmica e persa arquitetura.
São trabalhos em gesso nos tetos
representando estalactites ou alvéolos.
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