quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cultura do Brasil


1) Disserte, em no máximo uma lauda, sobre a relação que podemos estabelecer entre a Semana de Arte de 1922, ocorrida em São Paulo, e o processo de imigração que tem início com a abolição da escravidão negra, ainda em fins do século XIX.

Com a imposição inglesa para o Brasil acabar com a escravidão e aderir a mão de obra assalariada, o governo e proprietários de terras sentiram a necessidade de conseguir mão de obra para as plantações, principalmente de café. Na Europa e no Japão havia uma imensa população desempregada e sonhando em ter um pedaço de terra para sua sobrevivência. Com isso, milhares de imigrantes vieram para o Brasil com esperança de dias melhores. Mas muitos percebendo que estariam sujeitos a trabalhar como empregados em um sistema de semiescravidão na lavoura acabaram ficando nas cidades. Foram aproveitados nas primeiras indústrias de São Paulo.
Acontece que os imigrantes vindos da Europa e mesmo do Japão tinham um cultura muito diferente da nossa, e porque não dizer superior da maioria da população brasileira que era analfabeta. Devido a isso, esses imigrantes não conseguiam ou não lhes interessava adotar os costumes daqui. A semana da arte moderna tinha como um dos focos criar uma cultura verde-amarela que integrasse toda a nação ao redor de uma nova nacionalidade, que atendesse tanto a elite, imigrantes e pessoas do povo brasileiro.
Podemos perceber que a história ou os fatos históricos nunca são isolados, mas sempre se relacionam entre si
. O fim da escravidão tornou necessário a vinda de imigrantes que por sua vez não se integraram ao Brasil e que intelectuais sentiram a necessidade de termos uma cultura própria, gerando a Semana da Arte moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs