sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Resenha do filme "Os miseraveis"


RESUMO
Relatório que traz a ficha técnica e o resumo do filme “Os miseráveis”.
Drama que mostra  a época da Insurreição Democrática na França em 1830.
Também contém uma pequena biografia do grande escritor francês Victor Hugo.

Victor Hugo
Victor Hugo, autor de "Os miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame". Nasceu em Besançon, mas passou a infância em Paris.
Em 1819 fundou, o "Conservateur Littéraire" (Conservador Literário) e ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século 14.
Aos 20 anos publicou uma reunião de poemas, "Odes e Poesias Diversas", mas foi o prefácio de sua peça teatral "Cromwell" que o projetou como líder do movimento romântico na França.
Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher mas teve diversas amantes, sendo a mais famosa Juliette Drouet, atriz, a quem ele escreveu numerosos poemas.
Seu mais importante romance, "Notre Dame de Paris" - mundialmente conhecido como "O Corcunda de Notre Dame" - (1831), o levou a Academia francesa. Era favorável a uma democracia liberal e humanitária. Eleito deputado da Segunda República, em 1848, apoiou a candidatura do príncipe Luís Napoleão, mas se exilou após o golpe de Estado que este deu em dezembro de 1851, tornando-se imperador. Hugo condenou-o vigorosamente por razões morais em "Histoire d'un Crime".
Durante o Segundo Império, em oposição a Napoleão 3o, viveu em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas. Foi um dos poucos a recusar a anistia decidida algum tempo depois.
A morte da sua filha, Leopoldina, afogada por acidente no Sena, junto com o marido, fez com que o escritor se deixasse levar por experiências espíritas relatadas numa obra "Les Tables Tournantes de Jersey" (As Mesas Moventes de Jersey).
A partir de 1849, Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Reformista, desejava mudar a sociedade mas não mudar de sociedade. Em 1870 Hugo retornou a França e reatou sua carreira política. Foi eleito primeiro para a Assembléia Nacional, e mais tarde para o Senado. Não aderiu à comuna de Paris mas defendeu a anistia aos seus integrantes.
Victor morreu em 22 de maio de 1855 em Paris e foi sepultado no Pantheon.


“Os Miseráveis” – Ficha Técnica
Titulo Original – “Les Miserables”
Gênero – Drama
Duração – 131 minutos
Ano de lançamento – 1998
País de Origem – E.U.A.
Estúdio – Tristar Pictures
Distribuição: Columbia Pictures
Direção: Billie August
Roteiro: Rafael Yglesias, baseado em livro de Victor Hugo
Produção: James Gorman e Sarah Radclyffe
Música: Basil Poledouris
Fotografia: Jörgen Persson
Desenho de Produção: Anna Asp
Direção de Arte: Peter Grant
Figurino: Gabriella Pescucci
Edição: Janus Billeskov Jansen
Efeitos Especiais: The Moving Picture Company

Elenco
Elenco
Liam Neeson (Valjean)
Geoffrey Rush (Javert)
Uma Thurman (Fantine)
Claire Danes (Cosette)
Hans Matheson (Marius)
Reine Brynolfsson (Capitão Beauvais)
Peter Vaughan (Bispo)
Christopher Adamson (Bertin)
Tim Barlow (Lafitte)
Timothy Bateson (Banqueiro)
Veronika Bendová (Azelma)

O Filme
Valjean foge da prisão, onde cumpria um longa pena por roubar alimento devido a fome por que passava.Após pedir abrigo á várias pessoas, consegue ajuda do padre da cidade.
Devido a vida dura e desumana na cadeia, Valjean , pagando o bem com o mal, após ser alimentado e conseguir uma cama, rouba, ataca o padre e foge.Mas é capturado em seguida e trazido de volta a Igreja.Mas o padre não o acusa, e pelo contrário, confirma as mentiras do ex-presidiário.Valjean comovido com aquilo muda de vida e acaba se tornando empresário, dono de uma fábrica e Prefeito da cidade.
Tudo estava bem até que Javert é nomeado Comissário da cidade de Vigau – cidade onde Valjean é Prefeito.Javert era policial no Presídio onde Valjean cumpria pena.
Ao mesmo tempo, uma jovem, Fantine, que trabalha na fabrica do Prefeito é demitida por descobrirem que ela é mãe solteira.
Precisando de dinheiro, para mandar ao casal que cuida de sua filha, ela acaba se prostituindo devido a falta de emprego e recursos.
Finalmente o Inspetor Javert acaba reconhecendo o Prefeito e não lhe dá trégua.
Tenta de toda forma incriminar o Prefeito, mas não consegue.
Fantine, doente e muito magra, não consegue mais dinheiro para ajudar a sua filha, nem com a prostituição.Mas ao ser humilhada por “homens de bem” da cidade, reage e é presa pelo inspetor Javert.Avisado pelo auxiliar do Inspetor, Valjean interfere para ajuda-la.
Passado algum tempo, Javert procura o Prefeito para se desculpar, pois descobriu que o verdadeiro “Valjean”estava preso e seria julgado.Atônito, o Prefeito vai ao Julgamento no tribunal e acaba contando a verdade, para que outrem não pague por ele.
Fantine, muito doente e fraca , acaba morrendo.Mas antes pede para que Valjean cuide de sua filha.
O Prefeito foge, retira a menina na casa onde era muito mal cuidada pelo casal e se esconde.O inspetor Javert tenta prendê-lo, mas Valjean, junto com Cosette se esconde dentro de um convento, onde trabalha como jardineiro e sua protegida estuda.
Após 10 anos, Cosette desiste de ser freira e eles saem do convento e se alojam em uma casa nos arredores de Paris.
Nessa época, na Europa, está ocorrendo a Revolução de 1830, que tinha como pano de fundo o liberalismo e o nacionalismo como ideologia.Na França, o povo liderados pelos burgueses e as sociedades secretas, tentavam derrubar Carlos X, para implantar a República.
Cosette acaba se apaixonando por um dos lideres popular: Marius.
Este fato acabou levando novamente o Inspetor Javert a descobrir onde morava Valjean e continuar a perseguição.Javert acaba prisioneiro dos revolucionário é liberto pelo humano Valjean.Mas Javert acaba prendendo o ex-presidiario, mas num final surpreendente ele o solta e se joga no Rio Sena, onde morre afogado.

Conclusão
Este filme mostra em primeiro plano o inicio do século 18, onde os ocidentais procuravam se encontrar politicamente.Os franceses, em especial, tentavam se estabilizar em relação á liberdade, humanismo e democracia.Mas a mensagem principal do filme é a luta interna que todos nós passamos muitas vezes.Ficar do lado da razão ou do coração?Ficar do lado da lei ou da Justiça? Sermos maus porque a vida não nos foi mãe e sim madrasta? Não perdoarmos, mesmo sabendo que esta vida é efêmera e passageira? Leva também a questionamentos. Será que nossas prisões atuais são diferentes do século 18? E a Justiça? Será que não se comete injustiças, depois de 200 anos? Será que todos são iguais perante a lei? Porque que criminosos engravatados não vão para a cadeia, mas uma mulher que roubou um pote de margarina para saciar a sua fome e de seu filho, ficou mais de um ano na cadeia. È para isso que serve a História e certas obras de arte. Para refletirmos.

      cena do filme "Os miseráveis" - água mineral e copo descartável? Não...apenas pausa para descanso...                                                  

Referencias bibliográficas
Apostilas Claretiano – Iniciação a pesquisa cientifica
Resumos
Disponível emhttp://www.scribd.com/doc/7213115/Resumo-Prontoacesso em 24 de junho de 2009 as 19:50 hs
Biografia Victor Hugo
Disponível emSitehttp://www.euniverso.com.br/Cult/Mestres_e_artistas/Victor_Hugo.htm acesso em 24 de Junho de 2009 ás 18:00 horas
Revolução de 1830
Disponível emhttp://www.algosobre.com.br/historia/revolucoes-de-1830-e-1848-na-europa.html >acesso em 24 de junho de 2009 as 21:00 horas
Ficha técnica
Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/miseraveis-98/miseraveis-98.asp> acesso em 24 de junho de 2009 ás 21:15 horas.

6 comentários:

  1. ameei muito esse filme uma lição de moral muito linda, e foi mesmo um filme de reflexão, para que possamos para e pensar sobre os nossos atos..
    parabens ai pelo filme pois ele realmente e muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, a melhor Crítica e resenha que já vi para resumir toda a mensagem que o filme quer nos deixar!

    ResponderExcluir
  3. eu nunca entendi oq aconteceu com a Cossette no final

    ResponderExcluir
  4. Quais cenas marcam o surgimento da sociologia dentro do filme?

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs